A FanTR é responsável pelo sistema de ventilação do Túnel Marcello Alencar, conhecido como Túnel da Via Expressa, que atravessa subterraneamente os bairros do Centro, da Gamboa e da Saúde, situados na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Com 3.382 metros de extensão, permite a ligação da Ponte Rio-Niterói e da Avenida Brasil com o Aterro do Flamengo - servindo como um corredor expresso entre o Centro e a Zona Sul da capital carioca. Ele ainda faz parte do Projeto Porto Maravilha, de revitalização da região portuária do Rio de Janeiro.
Possui duas galerias: uma no sentido Caju, bairro da zona portuária, batizada de Mar; e outra no sentido Zona Sul, batizada de Continente. Cada galeria possui três faixas. O ponto mais profundo do túnel da Via Expressa apresenta 46 metros. Para esse projeto, a FanTR forneceu 44 ventiladores, instalados em pares, por toda a extensão.
O Túnel Marcello Alencar substituiu o Elevado da Perimetral e já foi considerado o maior túnel subterrâneo do Brasil - posto atualmente ocupado pelo túnel da rodovia dos Tamoios, que também conta com produtos FanTR.
Nossos ventiladores resistem a temperaturas de 400°C por até duas horas, de acordo com a norma europeia EN1201-3 de proteção contra incêndio. Em caso de incêndio, a ventilação garante ar limpo durante a evacuação.
O que achou da implementação deste projeto FanTR?