O Projeto Aripuanã é um projeto subterrâneo de polimetálicos, localizado no estado do Mato Grosso, no Brasil. Pertence à Mineração Dardanelos Ltda. e é fruto de uma parceria entre Nexa Brasil, Nexa Peru e Mineração Rio Aripuanã Ltda. É o maior empreendimento da indústria mineral no Mato Grosso e a FanTR foi escolhida para realizar o projeto de ventilação dessa mina subterrânea.
A estimativa de despesa de capital agregado exigida para esse projeto é US$354,3 milhões. A produção média anual esperada é de 66,7 mil toneladas de zinco, 23 mil toneladas de chumbo e 3,7 mil toneladas de cobre.
A ventilação contempla seis exaustores de 400cv cada e 2.310 mm de diâmetro. A capacidade total é de 600 m³/s de volume total, 200 m³/s em cada poço. Fornecemos ainda mais 23 ventiladores secundários de 150cv e 1.400 mm de diâmetro , com 37 m³/s de capacidade em cada.
A estimativa de despesa de capital agregado exigida para esse projeto foi de US$354,3 milhões. Produção média anual: 66,7 mil toneladas de zinco, 23 mil toneladas de chumbo e 3,7 mil toneladas de cobre.
Todo o projeto do sistema de ventilação subterrânea para a mina Arapuanã foi desenvolvido pela FanTR com a engenharia da Nexa.
O que achou da implementação deste projeto FanTR?