Nossa história
Em 1989, a Composite é criada inspirada pelo espírito empreendedor de seus fundadores, engenheiros, graduados nas melhores escolas do país, de relevância e reconhecimento mundial. Esse grupo de talentosos profissionais, munidos de suas competências em eletrônica, infraestrutura, aerodinâmica, materiais compósitos e processos industriais inovadores, rapidamente se estabelece como parceiro estratégico junto à indústria aeronáutica, indústria aeroespacial, indústria petroquímica e na emergente indústria de energia eólica.
A criação de produtos inovadores fez a diferença para o sucesso da empresa. Dentre os muitos produtos desenvolvidos na época, merecem destaque: pás para turbinas eólicas, ventiladores para torres de resfriamento, elementos para fuselagem de aeronaves, motores de foguete para lançamento de satélites, tanques para estocagem de fluidos ácidos e softwares de sistemas para controle de tráfego em pedágios. É nessa época, também, que se consolida uma natural característica da empresa: a de manter relacionamentos com empresas fora do país, multinacionais e institutos de relevância Internacional.
Em 1995, os fundadores resolvem se separar e concentrar suas áreas de conhecimento, criando diferentes empresas para focar seus melhores atributos. Dentre as novas empresas criadas, nasce a Tecsis – Tecnologia em Sistemas Avançados – com foco no desenvolvimento de pás e partes para turbinas eólicas e sistemas para ventilação industrial.
Dessa forma a Tecsis foi criada com duas divisões separadas de acordo com o mercado de atuação. A DEE – Divisão de Energia Eólia e a DVI – Divisão de Ventilação Industrial.
A DVI – Divisão de Ventilação Industrial – desde o seu início, se concentra em atender as empresas usuárias e fabricantes de torres de resfriamento. Grandes companhias como Petrobrás, Grupo Votorantim e Vale do Rio Doce, passam a ser atendidas pela Tecsis–DVI.
São criados novos produtos para novos segmentos da indústria entre os quais podemos ressaltar: sistemas de ventilação para túneis de mineração, rodovias, metrôs e hidroelétricas, assim como ventiladores para ambientes altamente corrosivos, ventiladores para ACC, Air Coolers e Torres de Resfriamento e também sistemas para túneis de vento. Produtos esses feitos em sua maioria de material composto a base de fibra de vidro e também em kevlar e fibra de carbono.
Em 2013, face ao crescimento e sucesso de ambas as Unidades de Negócios, os líderes de ambas as Unidades (DEE e DVI) resolvem seguir caminhos distintos para manter o foco necessário para cada negócio.
Surge, então, a FanTR, uma empresa independente com a proposta de continuar o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia em âmbito mundial. Todos os ativos intelectuais, materiais e humanos são transferidos para a FanTR, em novas e modernas instalações, em julho do mesmo ano.
O que fazemos
Desenvolvemos e fabricamos ventiladores axiais para sistemas de ventilação subterrânea, torres de resfriamento, air coolers e air cooled condensers. Possuímos uma linha completa de produtos que atende os seguintes mercados: mineração, construção, túneis rodoviários, metrô, refinarias, papel e celulose, petroquímicas, termoelétricas, entre outros.