Casos FanTR

Ventiladores FanTR no novo trecho de túneis da Rodovia dos Tamoios

A FanTR forneceu um total de 76 equipamentos que foram desenvolvidos de forma integrada entre a construtora e a consultoria Amberg Engineering da Suíça, usando o software CFD para uma configuração mais eficiente de todo o sistema de ventilação.

O novo trecho de serra da Rodovia dos Tamoios foi concluído e já está em operação desde o final de março de 2022. Ele interliga o trecho entre Caraguatatuba e São José dos Campos/SP e está sendo usado como pista de subida. O trecho tem 21,5 km de extensão e conta com 4 túneis no total, que somados possuem 12,8 km de extensão. O maior deles é considerado o mais longos do Brasil com 5,6 km de extensão, estabelecendo novos padrões em segurança e ventilação.

 

A FanTR forneceu um total de 76 equipamentos que foram desenvolvidos de forma integrada entre a construtora e a consultoria Amberg Engineering da Suíça, usando o software CFD para uma configuração mais eficiente de todo o sistema de ventilação. Foram 54 jato-ventiladores de Ø1610mm 110KW para o túnel principal, 6 exaustores Ø2310mm 110KW para a extração massiva de fumaça em caso de incêndio e 16 jato-ventiladores Ø700mm 30KW para o túnel de serviço. Alguns dias antes de entrar em operação, foi realizado um teste oficial da ventilação simulando um incêndio no interior do túnel maior. O objetivo era treinar equipes de segurança e validar oficialmente a eficiência do sistema de ventilação.

Mantengase informado
de nuestras noticias