Torre de Resfriamento e Air Cooler

Torre de Resfriamento e Air Cooler

Conheça as diferenças entre a Torre de Resfriamento e o Air Cooler

Muitas pessoas que estão inseridas neste meio, têm dúvidas sobre qual é a melhor opção para a sua necessidade e como cada um funciona. Embora o objetivo final de ambos seja o mesmo, ou seja, realizar a troca térmica de um líquido refrigerante, a Torre de Resfriamento emprega um método específico para realizar a troca térmica e, um sistema Air Cooler utiliza uma abordagem diferente.

Em uma planta industrial, como uma petroquímica ou refinaria, há uma enorme quantidade de equipamentos que geram calor, como motores, bombas centrífugas, condensadores, Chillers entre outros. Para que esses equipamentos funcionem de forma eficiente, é necessário resfriá-los. Podemos fazer uma analogia com o processador de um notebook ou desktop, que também precisa ser resfriado para funcionar adequadamente. A Torre de Resfriamento tem como função principal fazer essa dissipação de calor, permitindo que os equipamentos operem em um nível de desempenho ideal. Existem diferentes tipos de torres de resfriamento, cada uma com suas particularidades e especificações, como Torres do Tipo Contra Corrente e Fluxo Cruzado, porém, não é o nosso objetivo realizar uma análise comparativa das mesmas.

A Torre de Resfriamento capta a água de uma planta industrial, que costuma vir com uma temperatura alta (em torno de 40°C) e refrigera esse líquido (água tratada) reduzindo sua temperatura (≈°C). Ao resfriá-la, ela volta para o sistema e refrigera os equipamentos e motores, tornando o sistema muito mais eficiente e o desempenho aumenta significamente.

O Air Cooler tem o mesmo propósito de resfriar um líquido refrigerante, mas o processo é completamente diferente do utilizado na Torre de Resfriamento. Na torre de resfriamento, a água saturada sofre diretamente um processo de evaporação para que ocorra a troca térmica e seja possível a retirada calor da água quente, liberando-o para a atmosfera em forma de vapor. Já no Air Cooler, a troca térmica é indireta e o funcionamento é similar ao de um radiador de carro. Um conjunto de ventiladores resfria os tubos de feixes aletados para que o fluido refrigerante no seu interior possa ser resfriado.

A função do Air Cooler também é resfriar o fluido refrigerante, mas difere na forma como é realizada. Na verdade, muitas vezes, o fluido utilizado no Air Cooler não é um líquido, mas sim um gás. Na maioria das refinarias e petroquímicas que usam Air Coolers, trabalha-se com hidrocarbonetos que são utilizados inclusive para produzir os produtos e subprodutos finais, como diesel e gasolina em refinarias ou solventes em petroquímicas.

   

Então ele não apenas refrigera o líquido ou o gás utilizado para resfriar outros equipamentos, mas também pode resfriar o próprio produto da planta industrial. Em resumo, essas são as principais diferenças entre os dois sistemas de resfriamento.

<br><b>Henrique Braskulki </b><br> Engenharia de Aplicação & Vendas

Autor:
Henrique Braskulki
Engenharia de Aplicação & Vendas

Tire suas dúvidas, entre em contato conosco!

Fique por dentro
das nossas novidades