Túneis Subterrâneos: Pilares da Civilização e do Progresso

Túneis Subterrâneos: Pilares da Civilização e do Progresso

Desde o princípio da civilização, os túneis subterrâneos desempenham papéis muito importantes, não apenas moldando paisagens, mas também conectando diversos povos e trazendo avanços em diversas áreas para a sociedade.

 

Tempos Atuais

Nos dias de hoje, há um aumento significativo na construção de túneis. Esse crescimento é proveniente da alta demanda por mobilidade, extração mineral, desenvolvimento de infraestrutura elétrica, saneamento e outras diversas necessidades da sociedade.

Na medida que esse processo de expansão avança, é necessário estabelecer normas e procedimentos específicos devido aos riscos aplicados nessas construções. Por conta disso, surgem as primeiras organizações públicas e privadas dedicadas à normalização, para reduzir ou controlar os riscos existentes em construções e operações de túneis.

 

Os principais riscos dos túneis

Ao longo do tempo, junto ao avanço das obras de túneis, diversos acidentes aconteceram, os quais, à medida que ocorriam, possibilitavam que as soluções e normas também fossem surgindo para evitar os acidentes em futuras construções.

Entre os riscos, que hoje são mais controlados, destacam-se:

Colapso: A escavação de túneis em uma variedade de solos, desde solo comum até formações rochosas e instáveis, representa um desafio significativo. Antes das técnicas modernas de construção de túneis e sistemas de apoio, o risco de colapso era uma preocupação constante. Este cenário podia resultar em consequências graves, incluindo ferimentos graves e até mesmo fatalidades, com trabalhadores potencialmente ficando presos sob toneladas de escombros.