Seleção de Materiais para Pás de Ventiladores: Um Guia Completo

Seleção de Materiais para Pás de Ventiladores: Um Guia Completo

Entre os dias 4 e 8 de Fevereiro de 2024, em Houston – TX, aconteceu a conferência anual do CTI – Cooling Tower Institute, o evento mais prestigiado deste setor no mundo.

A FanTR esteve presente não apenas como expositora de produtos e soluções para torres de resfriamento, mas também como palestrante.  

Confira a publicação sobre o evento em: 2024 CTI ANNUAL CONFERENCE AND CTI EXPO.

 

Seleção de Materiais para Pás de Ventiladores: Um Guia Completo

Marcelo Carvalho, diretor comercial, e Ricardo Costa, coordenador de P&D, apresentaram em um seminário educativo intitulado: “seleção de materiais para pás e ventiladores: um guia completo”

Durante essa participação, ambos compartilharam valiosos conhecimentos que estão apresentados neste artigo.

Confira abaixo:

  

Foto: Evento CTI 2024

Durante a apresentação, a FanTR buscou esclarecer a relação entre o desempenho aerodinâmico e o desempenho estrutural de ventiladores axiais de grande porte, bem como, a relação entre os materiais e os processos de fabricação das pás.

Além disso, foram abordados pontos importantes na escolha dos fixadores, com ênfase nos aplicados nos cubos dos ventiladores.

Foi possível elucidar que a análise de propriedades mecânicas é apenas uma das características para definição do melhor material. As possibilidades de projeto associadas a cada material e processo de manufatura, que definem a liberdade de criação de geometrias aerodinâmicas complexas, foi o tema central da apresentação.

Como exemplo foi apresentada algumas possíveis geometrias de transição entre a pá e o cubo dos ventiladores:

Figura 1: Transição abrupta                                                                                        Figura 2: Transição Suave

Nota-se que na primeira figura a transição entre a pá e o cubo é feita de forma abrupta, resultando em melhores condições aerodinâmicas na região da raiz da pá. A segunda figura detalha uma transição suave que, apesar se ser estruturalmente mais conservadora, pode ocasionar problemas de recirculação aerodinâmica na região da raiz, e consequentemente, uma menor eficiência do ventilador.

A FanTR explicou a origem desta condição aerodinâmica e salientou que a adoção de um seal disk, como mostrado na figura 2, pode minimizar o problema. Também salientou que nem todo ventilador necessita de um seal disk. Se o fabricante puder aumentar a espessura do material na região da raiz da pá para dissipar os esforços mecânicos, uma transição abrupta pode ser adotada.

Nesse caso a condição de recirculação na raiz é resolvida e melhores eficiências podem ser alcançadas. Essa é uma condição, porém, que nem todos os materiais/processos podem fornecer.

 

Análise de recursos para projetos aerodinâmicos

Foram apresentados alguns recursos aerodinâmicos disponíveis para projeto de pás de ventiladores eficientes. Dentre eles podemos destacar a variação da corda (medida do comprimento do perfil aerodinâmico) entre a raiz a ponta e a torsão da pá.