Conheça como funciona a Implementação da Ventilação Subterrânea em um projeto de mineração

Conheça como funciona a Implementação da Ventilação Subterrânea em um projeto de mineração

A implementação da ventilação subterrânea em um projeto de mineração requer a consideração de vários pontos cruciais que se iniciam com o projeto da Mina.

Ao elaborar este projeto, leva-se em conta a geologia local, o tipo de minério a ser extraído, sua distribuição, a topografia da região, a quantidade de pessoas envolvidas na operação, os equipamentos utilizados, entre outros fatores.

Com base nessas informações, é possível determinar a vida útil esperada da mina e dimensionar adequadamente o sistema de ventilação subterrânea, garantindo um suprimento adequado de ar fresco para a saúde e segurança dos trabalhadores em todas as etapas do processo de exploração.

Portanto, ao ter informações precisas sobre a mina é possível avaliar e determinar o melhor sistema de ventilação subterrânea, garantindo um ambiente de trabalho seguro, com a circulação adequada de ar fresco e a minimização de riscos relacionados à qualidade do ar e à presença de gases ou partículas nocivas.

Foto: Projeto Aripuanã Nexa Resources

Para uma implementação eficiente da ventilação subterrânea, é fundamental um alinhamento entre as equipes envolvidas para garantir que os recursos necessários estejam disponíveis. A equipe da mina deve ter acesso a todas as informações relevantes sobre a exploração, e os engenheiros de ventilação devem colaborar com os engenheiros de planejamento de operações. É importante ressaltar que os sistemas de ventilação são dimensionados para os cenários mais críticos, mas não necessariamente precisam operar nessas condições o tempo todo.

A determinação dos sistemas de ventilação deve ser feita de acordo com seus objetivos específicos e subdividem-se em ventilação auxiliar ou ventilação secundária e ventilação principal comumente chamados de exaustores.

Ventilação Secundária ou auxiliar

São equipamentos instalados comumente dentro da mina e têm porte menor, o que por consequência bloqueia uma menor área na galeria, porém desempenham um papel crucial na distribuição do ar entre as galerias de exploração.