Montagem de túnel de vento no Instituto SENAI de Inovação

Montagem de túnel de vento no Instituto SENAI de Inovação

A FanTR tem orgulho em ser a responsável por todo o projeto e construção do Túnel de Vento que foi instalado no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) em Natal, Rio Grande do Norte.

Este será um dos principais equipamentos do Brasil dedicado à pesquisa, desenvolvimento, inovação e prestação de serviços direcionado principalmente ao setor eólico. “Trata-se de um túnel de seção testes 1m x 1m e com possibilidade de ensaios aerodinâmicos com velocidades de até 100 km/h, muito importante para o setor de energia eólica”, afirmou o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.

Ele destacou também que existem várias demandas dentre as quais o ISI-ER contribuirá para a solução dos gargalos dos empreendedores: “Em 2020 o ISI-ER oferecerá ao mercado eólico a possibilidade de calibração de anemômetros e sensores de direção em Natal-RN, muito próximo de grande parte dos parques eólicos em operação no Brasil.” O diretor lembra que o Rio Grande do Norte possui mais de 150 parques eólicos em operação (~ 4,2 GW).

Um túnel de vento possibilita a simulação do comportamento movimento do ar em relação a diversos tipos de estruturas — como prédios, pontes, plataformas de petróleo e aerogeradores — com o objetivo de observar o comportamento do escoamento do fluido e as aerodinâmicas envolvidas, de modo a validar os modelos de carga ou modelos fluidodinâmicos.

Com o túnel de vento, o ISI-ER amplia sua estrutura de laboratórios e capacidade para prestação de serviços para o setor de Energias Renováveis. O ISI-ER já conta com uma equipe de 22 pessoas dentre a sua maioria doutores, mestres e especialistas dedicados ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado.

O ISI-ER integra uma rede formada por 27 institutos distribuídos em 12 Estados. Este modelo de operação dos ISIs foi inspirado nas práticas da rede de pesquisa aplicada do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, que possui forte orientação tecnológica e de mercado.

Com sede em Natal, Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis tem atuação nacional.

“Para a indústria, o ISI representa muito, porque é o ponto focal de funcionamento para discussões no setor, garantido que temos um ambiente no qual toda a cadeia produtiva pode ser atendida e se beneficiar com agregador de resultados. Esse novo laboratório, com os demais que estão em expansão e instalação, amplia nossa capacidade de assegurar a prestação destes serviços voltado à inovação e pesquisa”, destaca o diretor do Instituto.

Tire suas dúvidas, entre em contato conosco!

Fique por dentro
das nossas novidades