ACC – Air Cooled Condensers (Condensadores resfriados a ar)

ACC – Air Cooled Condensers (Condensadores resfriados a ar)

O ACC - Air Colled Condenser, também conhecidos como “Condensadores resfriados a ar”, é um sistema direto de resfriamento seco onde o vapor é condensado dentro de tubos que são resfriados por meio do ar. São normalmente usados em usinas de energia como por exemplo em usinas de biomassa, usinas movidas a gás, instalações de incineração de resíduos e usinas movidas a óleo.

De forma bem simplificada, um ACC funciona em circuito fechado, de forma que tubos com aletas passem sob o fluxo de ar dos ventiladores, que são responsáveis por manter o ambiente resfriado. O vapor condensa dentro dos tubos, e em seguida, o que foi condensado retorna à caldeira. Esses tipos de trocadores de calor resfriados a ar funcionam bem para usinas em áreas com escassez de água.  

Neste sistema de resfriamento, ter um ventilador eficiente e projetado para as cargas de vento laterais, típicas dessa aplicação, é indispensável para uma boa performance e produtividade da planta. Temos um desenho específico dentro da nossa linha de ventiladores para ACCs, que não só garante alta eficiência para as trocas de calor do sistema, mas que também possui maior durabilidade e opera com o mínimo de manutenção necessária. 

Os modelos da FanTR mais comuns usados nesta aplicação são: NCR, TEP e STEP e são fabricados na configuração de camas extras das pás e montagem tipo duplo disco com anel de reforço. 

Tire suas dúvidas, entre em contato conosco!

Fique por dentro
das nossas novidades